O que é maturidade digital e por que isso é importante para as empresas?

Maturidade digital é a capacidade que uma organização tem de utilizar a tecnologia para lidar com dados. Uma empresa madura digitalmente é aquela que está integralmente ligada à transformação digital, participando ativamente do processo de desenvolvimento de tecnologias que possibilitam a otimização de processos, ganho de produtividade na utilização dos dados para o seu desenvolvimento.

 

Quais as características de uma empresa madura digitalmente? 

Em geral, uma empresa que está em plena maturidade digital é mais do que uma usuária de tecnologia. Ela desenvolve e emprega novos recursos todos os dias e tem como prioridade a inovação. É esse o valor que utiliza para competir no mercado com outras organizações do mesmo setor e que garante sua diferenciação. 

A maturidade digital está diretamente relacionada à transformação digital. Conforme as empresas passam a ter acesso a novas tecnologias, como Inteligência Artificial e Machine Learning, é a maneira como elas buscam nessa tecnologia solução para os problemas, que as tornam digitais. 

 

As organizações com maturidade digital elevada costumam apresentar as seguintes características: 

 

  • Automatização das atividades rotineiras: processos que antes eram realizados por uma ou mais pessoas, passam a ser executados por robôs. Esta otimização permite que os recursos humanos sejam alocados para funções mais estratégicas dentro das organizações.
  • Acompanhamento de métricas e KPIs através de softwares de análise de dados: as empresas que possuem sistemas de gestão à vista, com acompanhamento dos seus indicadores, utilizando a tecnologia como principal aliada;
  • As transformações tecnológicas não ficam restritas ao setor de TI da empresa: muitas outras áreas buscam o desenvolvimento através de soluções digitais para os seus desafios;
  • A criação de um departamento de inovação, que é responsável por concentrar todas as necessidades das várias áreas da organização e fazer com que a transformação digital aconteça na prática;
  • As empresas maduras digitalmente se adaptam facilmente às mudanças de cenário e preveem tendências através dos dados.

Quais são os níveis de maturidade digital? 

Segundo BCG (The Boston Consulting Group), consultoria internacional especializada em maturidade digital, são quatro os níveis de maturidade que uma empresa pode atingir. Compartilhamos agora um gráfico, que apresenta cada uma destas fases:

 

Nascentes: estas empresas possuem presença digital, como um site ou e-commerce, mas ainda não utilizam os dados para gerar análises ou para embasar tomadas de decisão. Geralmente usam dados de terceiros em suas campanhas de marketing para a geração de novos negócios e não calculam o retorno de investimento das suas ações.

 

Emergentes: Passam a utilizar indicadores de operação, no entanto, não utilizam dados para as decisões táticas e estratégicas. Já acumulam uma considerável quantidade de dados, mas não possuem governança sobre eles.

 

Conectadas: As organizações conectadas já têm o hábito de relacionar, cruzar, transformar, agregar, filtrar e enriquecer os dados, utilizando-os naturalmente para tomadas de decisão. Trabalham com previsão de cenários através dos dados.

 

Multimomento: As empresas que estão nesta fase usam tecnologia para proporcionar experiências únicas e personalizadas, de acordo com a individualidade do cliente. Algumas pesquisas apontam que empresas neste nível, há o incremento de 20% na receita e a redução de 30% nos custos.

 

Como avaliar a maturidade digital? 

Agora que você conhece melhor o conceito de maturidade digital, é hora de aplicá-lo à sua empresa. As definições podem ajudá-lo a identificar em que nível o seu negócio está, mas o passo a passo abaixo vai ajudá-lo a se orientar melhor pelo conceito de maturidade digital e avaliar quais são os próximos passos para o seu negócio.

 

Passo 1: Mapeie e entenda como as tecnologias são utilizadas 

O primeiro passo para estimar a maturidade de uma empresa é avaliar as tecnologias que ela utiliza. As ferramentas adotadas pela sua equipe descomplicam o trabalho no dia a dia? Todos os funcionários receberam treinamento e são proficientes nelas? 

Para avançar em maturidade digital uma empresa precisa preocupar-se com as tecnologias que utiliza e como as utiliza.

 

Passo 2: Observe a cultura organizacional 

Uma empresa que alcança o maior nível de maturidade digital é aquela com uma cultura interna voltada para a inovação. Nela, todos os departamentos estão engajados em encontrar melhores maneiras de servir aos clientes e todos, do estagiário ao CEO, têm esse tema como prioridade. 

 

Passo 3: Pense em visão de mercado 

Como a sua empresa se vê no futuro? Organizações que estão no auge da maturidade digital planejam seu futuro em longo prazo, mas estão prontas para se adaptar a mudanças no mercado rapidamente e escalar com facilidade. 

 

Passo 4: Foco na experiência do cliente 

Empresas em alto nível de maturidade digital sabem que o cliente é a prioridade. Por isso, elas procuram fazer o possível para centralizá-lo em todos os processos, desde que eles sejam apenas projetos internos. Além disso, utilizam os dados

 

Maturidade digital é um assunto que você ouvirá constantemente: nos próximos anos, a tendência, segundo o Gartner, é que as empresas busquem avançar nos estágios da maturidade digital. Até que todos os negócios atinjam o nível Multimomento, muitas oportunidades surgirão pelo caminho para o desenvolvimento das organizações e sua diferenciação no mercado.

 

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